4 técnicas de venda para quem trabalha com eventos

Muitas empresas se apoiam em técnicas de venda que identificaram como sendo as mais adequadas para suas realidades. E elas estão certíssimas. Isso não impede, no entanto, que tais estratégias sejam constantemente revistas e aprimoradas. É neste processo que pretendemos contribuir com este texto.

Fonte: Constance Zahn

Nos dias atuais, com a facilitação trazida pela internet, com a rapidez em que a informação circula e com a alta competitividade, é preciso ir além de oferecer um bom serviço, ter um bom atendimento e um preço atrativo. Isso porque existem clientes que buscam o menor preço do mercado, mas há também aqueles que buscam um melhor custo-benefício ou ainda aqueles que preferem pagar mais caro para obter um produto melhor ou uma experiência mais satisfatória. Separamos 4 técnicas de venda bem-sucedidas para finalizar atendimentos e agradar uma maior variedade de clientes. Vejamos:

1. Bom atendimento

São muitas as questões envolvidas em um bom atendimento, desde a agilidade no envio do orçamento até a prestação de serviço em si. No segmento de eventos, existe essa peculiaridade. Nosso trabalho só se finda após o evento e por isso é importante passar segurança e seriedade aos clientes no momento da venda. Clareza no orçamento, prontidão dos vendedores e atendimento personalizado são bem importantes. É essencial ouvir quais são as demandas dos seus clientes e explicar a eles como a sua empresa poderá atendê-los. O atendimento calmo e personalizado passará segurança, afinal é mais fácil confiar em alguém paciente e expert no produto da venda, aquele que explica quantas vezes for necessário, do que em um vendedor afoito que tenta fechar rapidamente a venda.

2. Exponha eventos bem-sucedidos e mostre feedbacks de outros clientes

É importante colher feedbacks de todos os seus clientes e torná-los públicos por meio de seu site ou rede social, além de receber sugestões e críticas que podem ajudá-lo a evoluir. Você pode publicar os elogios e mostrar aos seus futuros clientes o resultados concretos e retornos espontâneos de clientes atendidos por sua empresa.

Fonte: Software Avaliação

É importante lembrar que é preciso ter feedbacks sejam reais e diversificados. Eles influenciam a opinião dos novos clientes justamente por serem espontâneos e não campanhas de marketing e propagandas elaboradas para convencê-los. Dentre as técnicas de venda, esta é aquela feita pelo seu próprio cliente e não por um vendedor.

3. Ofereça pacotes mais completos e interessantes que agreguem valor ao produto

Uma vez que o cliente já está em contato com você, não perca a chance de oferecer um pacote mais completo e serviços adicionais. Detalhes personalizados para o evento podem agregar valor ao pacote do seu cliente e fazer com ele pague um valor mais alto pela compra, ampliando a experiência dele com a sua prestação de serviço. Escrevemos há algum tempo sobre o assunto, mas resolvemos retomá-lo, pois é um tópico importante. Pacotes mais completos e personalizáveis são uma forma de tornar o seu preço mais atrativo, não porque é mais barato, mas porque tem o melhor custo-benefício. Essa é uma técnica de venda adequada a clientes interessados em comprar uma experiência mais completa para a festa dele.

4. Ofereça desconto, mas no momento certo

Desconto no preço também é importante e pode ser decisivo para o fechamento da venda. O ideal é já estar em negociação com o cliente, saber o que é importante na compra dele, se está preocupado com a qualidade do atendimento (no evento), com o prazo de entrega ou com o produto. Após entender a demanda e os anseios do seu cliente, o desconto pode auxiliá-lo de duas formas:

  • Para acelerar/facilitar a finalização;
  • Para adicionar como cortesia o item que seu cliente se interessou mas rejeitou por falta de dinheiro ou dúvida.

Em outras palavras, se há indícios de que a venda será concluída, dê o desconto para acelerar a finalização, seja em forma de valor descontado ao valor total da compra ou em forma de produto/serviço. Essa é a melhor forma de usar o desconto em suas vendas, pois o cliente já está confiante e interessado em seu produto ou serviço e o desconto virá como uma facilitação, sem que haja risco de diminuir a sua margem de lucro ou diminuir a credibilidade do seu negócio.

Foram abordadas neste artigo quatro técnicas de venda que nos ajudaram muito em nossa caminhada, enquanto fazíamos locação de totens e cabines fotográficas. Certamente, algumas delas já são praticadas por você e esperamos que outras possam ser implementadas em breve por seu time comercial.