Dicas para escolher uma impressora fotográfica

Veja as dicas que separamos e que você pode considerar na hora de escolher qual impressora fotográfica comprar para seu negócio de foto lembrança.









Para quem trabalha no segmento de foto lembrança, saber escolher a impressora fotográfica ideal para seu negócio é crucial. Praticamente todos os serviços que sua empresa prestará incluirá a impressão da foto. Esse processo é, na verdade, o que realmente encanta os convidados de um evento. Eles voltam para casa não apenas com momentos registrados em seus celulares, mas com reais lembranças que serão permanentemente guardadas, seja em uma gaveta, seja em um lindo porta-retrato.
Muitos de nossos clientes nos perguntam questões relacionadas à escolha da impressora fotográfica ideal para cabine de fotos. Pedem indicações de marcas, fornecedores e fazem, assim, suas pesquisas para chegarem ao melhor equipamento. E, após termos tentado ajudar tantas pessoas com essa dúvida, resolvemos detalhar as principais dicas neste artigo.
É importante ressaltar que este conteúdo não visa comparar um modelo X a um modelo Y. Aqui, são abordadas variáveis a serem levadas em conta na hora da tomada de decisão.

Processo de impressão

No mercado, muitos modelos de impressora fotográfica estão disponíveis. E a diferença mais marcante entre elas é o processo que utilizam para que a foto seja impressa. Existem impressoras que podem imprimir textos ou fotografias e usam papel convencional ou específico para foto. Essas são as impressoras a jato de tinta e as impressoras a laser. Utilizam processos distintos, nos quais não entrarei em detalhe, mas em ambos os casos chegam a uma qualidade inferior ao modelo mais indicado, que usa método de transferência térmica ou sublimação. Esta última opção proporciona uma alta qualidade e rápida impressão.

Velocidade de impressão

Quando se trata de evento, o mais importante é garantir que os convidados tenham uma boa experiência em todos os quesitos de uma festa. O mesmo vale para a lembrança fotográfica. Se a pessoa ficar vários minutos em uma fila, por exemplo, já ficará desinteressada pelo resultado final, que, na verdade, deveria encantá-la. Logo, é impensável usar para foto lembrança uma impressora que leve mais de 12 ou 15 segundos para que uma foto seja impressa, isso contando o tempo desde o acionamento da impressão até o momento em que a foto é colocada para fora pela impressora. Se o processo todo levar mais que esse breve intervalo, esteja preparado para filas e muita reclamação.

Custo por foto

Outro fator importante é aquele que afeta diferentemente o bolso do profissional que oferece o serviço de foto lembrança. Para que seu negócio seja sustentável, é importante ter na ponta do lápis cada custo envolvido. Só assim conseguirá garantir que o valor cobrado supera as despesas e ainda lhe proporciona uma margem de lucro suficiente para você.
Hoje em dia, o custo por foto de uma impressora fotográfica adequada para foto lembrança gira em torno de 80 centavos. Obviamente, isso pode variar para mais ou para menos dependendo de sua região e das condições que obteve com seu fornecedor. Mas, se estiver próximo disso, estamos falando de uma impressora competitiva. Agora, caso esteja pensando em trabalhar com impressoras cujo custo supera, por exemplo, 1 real, aí as chances de estar indo para o caminho errado são gigantes. Se este é o caso, arrisco dizer que foi levado a esta opção por um atrativo preço final da impressora. No entanto, pense que, no médio e longo prazo, o barato sairá caro.

Autonomia

Já fui perguntado sobre impressoras que são extremamente baratas quando comparadas às mais indicadas. Quando vejo o modelo, logo entendo que se trata de uma impressora com baixíssima autonomia. Por autonomia, eu me refiro ao número de impressões que ela pode fazer sem que mais insumos sejam colocados. Hoje em dia, existem impressoras com autonomia de 700 fotos. Boas impressoras imprimem no mínimo 300 fotos antes da troca. Se a impressora em que está de olho precisa ser reabastecida a cada 30 fotos por exemplo, esqueça, ela não é para foto lembrança em eventos. Isso deixaria o operador maluco e a prestação do serviço se tornaria inviável.

Distribuição

Já ouvi relatos de clientes que optaram pela impressora mais indicada, mas, em sua região, sofreram para serem atendidos por fornecedores de insumos, ou seja, papel e ribbon. Não deixe de considerar sua localidade na hora de decidir pela impressora mais adequada para o seu negócio. De nada adianta ter a melhor impressora sendo que não terá papel para prestar o serviço no evento. Entre em contato com as empresas que fornecerão a você esses insumos e tenha certeza de que isso não será uma dor de cabeça no futuro.

Peso da impressora fotográfica

Oferecer foto lembrança em eventos pode ser muito prático se feito com os equipamentos corretos, mas pode ser uma dor de cabeça se negligenciar alguns detalhes. Da mesma forma que deve se atentar para ter uma estrutura de fácil montagem e transporte, garanta que sua impressora não exija um carro especial para ser transportada. Se você ou um funcionário presta o serviço sozinho, isso ainda é mais importante, pois uma única pessoa terá que carregar um peso absurdo, quando, na verdade, poderia estar com um equipamento de fácil manuseio. Impressora que estejam na faixa dos 15 kg são consideradas boas. Muito mais que isso, preocupe-se.

Marcas

Por fim, menciono aqui algumas marcas de impressoras fotográficas que são muito usadas por vários profissionais que trabalham no segmento de foto lembrança. Sem puxar saco para uma ou para outra, destaco, particularmente, as marcas Hiti e DNP. Ambas são reconhecidamente as mais bem avaliadas pela robustez, qualidade e custo benefício. Há ainda os que gostem da marca Sinfonia, embora eu já tenha ouvido reclamações sobre reabastecimento de insumos. Outro modelo que pode ser considerado é da Fuji, embora seu preço seja tradicionalmente superior.
Se optar pela Hiti, veja em detalhes modelos P510, P520 e suas evoluções. O primeiro tem autonomia de 330 fotos se imprimir no padrão 10 x 15 cm. Já o segundo supera as 500 fotos. No caso da DNP, o modelo que mais vejo é o RX1. Da Sinfonia, veja o CS2 e, da Fuji, o Ask300.





Receba dicas imperdíveis direto na sua caixa de email

E-mail cadastrado com sucesso!

Nós não enviaremos SPAM.