Chroma Key e técnicas de remoção de fundo de fotos

Chroma Key é uma técnica muito utilizada no meio fotográfico, que consiste em remover o fundo de uma determinada imagem a fim de se isolar o personagem ou os objetos de interesse para, posteriormente, serem combinados com outra imagem de fundo. O processo busca colocar o personagem ou objetos à frente de um fundo de cor uniforme, normalmente verde, e depois, utilizando algum software de processamento de imagem, substituir todos elementos daquela cor pelo novo fundo.

Fonte: movavi.com

Para você que pretende utilizar o Chroma Key para alterar o fundo de suas fotos, nós preparamos um passo a passo com algumas dicas básicas para se conseguir bons resultados com pouco esforço. Saiba, porém, que a técnica não é a única que pode ser empregada para este tipo de tarefa. Mais adiante no artigo, discutiremos outros métodos que podem ser usados para a mesma finalidade.

1. Escolha um tecido de cor uniforme

O verde normalmente é a cor mais usada, mas o importante mesmo é a cor escolhida conseguir se destacar na foto e não estar presente no personagem ou objetos de interesse. Se seu modelo está vestindo uma camiseta verde e o fundo escolhido também é verde, provavelmente você terá problemas na hora de processar a imagem.

Fonte: videoschoolonline.com

2. Cuidado com a iluminação

É extremamente importante o tecido estar bem iluminado, sem nenhum tipo de sombra e com a menor variação possível de cor. Quanto menor a variação da cor do tecido, mais fácil será a remoção do fundo. Uma dica importante é escolher um tecido com um tom mais claro, como o verde limão, que rebate melhor a luz e facilita o trabalho. A luz também é importante para dar enfoque no personagem e objetos de interesse e separá-los do fundo. Fotos com elementos bem iluminados são mais fáceis de serem tratadas.

3. Tratando a imagem no computador

Usando o software de sua preferência, o primeiro passo é abrir a imagem da qual queremos retirar o fundo. Escolhemos a ferramenta de seleção de cor e clicamos sobre a cor de fundo que deve ser removida. Note que você pode ajustar essa ferramenta para ela ser mais ou menos sensível à variação de tons. No exemplo abaixo, a imagem à esquerda mostra a seleção já ajustada para ser mais robusta a esta variação e conseguir pegar toda a região verde.

Com toda a região verde selecionada, fazemos sua remoção e ficamos somente com o personagem principal da foto, pronto para fazermos a composição com um novo fundo.

Escolhido o fundo que vamos usar, bastam alguns ajustes de cor, brilho e contraste para chegar a um resultado muito legal.

Como mencionamos anteriormente, embora Chroma Key seja uma técnica muito utilizada para a remoção de fundo de foto, ela não é a única. Dependendo das condições nas quais a imagem vai ser capturada, outros métodos podem ser empregados.

Se a câmera que for capturar a imagem estiver estática, presa a um tripé, por exemplo, ou se seu equipamento for um totem ou cabine de fotos, e se o ambiente de fundo sofrer pouca variação ao longo do tempo, o método da subtração do fundo da imagem pode ser usado. Uma das vantagens desta técnica sobre o Chroma Key é que você não vai precisar de nenhum aparato, como um tecido colorido, para fazer a separação entre fundo e elementos principais da imagem.

O processo começa com uma calibragem ao tirarmos uma primeira foto somente do fundo da imagem. Depois, com os personagens e elementos principais posicionados, tiramos uma nova foto e então processamos as imagens e aplicamos alguns algoritmos específicos de computador para conseguirmos separar os elementos do fundo.

Existem ainda outros métodos mais avançados, que utilizam técnicas de visão computacional e aprendizado de máquina para detectar objectos e fazer sua separação do fundo da imagem. Tais métodos são frutos de pesquisas realizadas por universidades e grandes empresas do mundo todo. Para termos uma ideia do que é possível fazer com a tecnologia de hoje, mostramos alguns resultados logo abaixo. Notem que, além de conseguir separar os objetos do fundo da foto, também é possível dizer a natureza de cada um dos objetos. Neste exemplo, conseguirmos ver exemplos de girafas, zebras, pessoas, cavalos, ovelhas e rosquinhas.

Fonte: research.fb.com

Aqui no Fottorama, estamos trabalhando para tornar essas tecnologias disponíveis e podermos incorporá-las em nossos produtos, abrindo mais possibilidades e dando mais ferramentas para nossos clientes.