Totem, cabine ou espelho?

Ao se preparar para entrar no mercado de foto lembrança, uma dúvida muito comum surge ao se conhecer as diferentes estruturas com as quais o serviço pode ser prestado em um evento. As mais comuns são as cabines fotográficas, os totens de fotos e os espelhos mágicos. São três variações que permitem ao cliente final ter em sua festa a foto impressa na hora. Mas, diante dessas possibilidades, qual escolher ao começar seu negócio? Neste artigo, abordamos algumas variáveis que pode levar em conta na hora de se decidir.

Investimento

Em ordem crescente de investimento estão: totem, cabine e espelho. Seja comprando de uma empresa que produz o equipamento escolhido, seja montando-o você mesmo, essa ordem provavelmente não irá mudar. Portanto, você encontrará nos totens fotográficos uma opção mais em conta. A cabine, por ser fechada e ocupar um espaço maior, acaba saindo um pouco mais cara. Já o espelho, também por ser algo um pouco mais recente, tem seu preço mais elevado e uma estrutura um pouco mais complexa.

Transporte

Seguindo a mesma ordem, os totens acabam sendo os equipamentos de transporte mais simples. Isso é algo muito relevante dependendo da estrutura de sua empresa. Se dispõe de um carro popular para levar a máquina ao evento, precisará desenvolver ou encontrar projetos que sejam pensados para estes casos. Para totens e cabines isso é mais comum. Já para os espelhos, a dificuldade aumenta, uma vez que o espelho por si só não é dobrável e precisa ser transportado com total proteção. Se tiver à disposição uma pequena caminhonete ou pequeno caminhão, certamente transporte não será um problema para você, mas, nestes casos, os custos desta operação mais cara precisarão ser levados em conta na definição do seu preço de venda.

Decoração

Considerando o impacto da estrutura na decoração do evento, todos as três em questão, se bem projetadas, podem cumprir um ótimo papel. Preocupe-se em projetar ou encontrar projetos que sejam de bom gosto e, certamente, isso lhe trará mais negócios. Uma limitação, no entanto, pode ser enfrentada nos casos em que o cliente não dispõe de uma área grande para a foto lembrança. Nestes casos, cabines e espelhos podem sair prejudicados. As cabines, em especial, ocupam um espaço razoável e podem se tornar inviáveis caso o salão escolhido pelo cliente seja pequeno. Nestes casos, totens são os mais indicados, por necessitarem de uma área reduzida. Espelhos ficam em um meio termo.

Qualidade da foto

Neste quesito, as cabines podem sair na frente. Isso porque, por terem um ambiente fechado para as fotos, é possível que as condições para uma boa fotografia seja mais bem controladas. No caso de totens e espelhos, que são abertos e exibem o próprio evento como fundo das fotos, interferências como luzes incidindo diretamente na câmera ou espaços com pouca iluminação podem produzir um efeito negativo no resultado final esperado pelo convidado. Obviamente isso pode também ser bem trabalhado caso seu equipamento seja um totem ou espelho, mas, no caso das cabines, o espaço interno pode sempre contar com uma boa iluminação, independentemente das condições externas.

Retorno financeiro

Esta é – e deve ser – uma grande preocupação do profissional que oferece a foto lembrança em eventos. Afinal, estamos falando de um investimento relevante e sobre o qual se espera também um retorno de igual porte. Como falamos acima, totens fotográficos são mais baratos, seguidos das cabines de fotos e, por fim, dos espelhos mágicos. Pela lógica, o preço cobrado pelo cliente deveria crescer seguindo esta mesma lógica, correto? Infelizmente, não é o que ocorre. Pelo que temos notado, ainda que existam profissionais conseguindo cobrar um preço diferenciado por um espelho mágico, por exemplo, a tendência é que este valor se aproxime cada vez mais das cabines e totens. Pelo que observamos no Fottorama, isso ocorre pois, no fundo, o cliente precisa de um serviço prestado: a foto lembrança personalizada e impressa na hora. Se todas as três estruturas realizam este papel, aquela com preço mais atraente ganha pontos. Isso se acentua em um cenário de crise, mas também pelo fato da foto lembrança ser um item contratado mais ao final da organização de uma festa, quando as verbas já são muito mais controladas pelos anfitriões.

A partir de tudo o que foi colocado nas linhas anteriores, pode-se notar uma preferência minha pelos totens, né? Devo admitir que sim. Este artigo, porém, faz questão de basear essa opinião em alguns pontos relevantes e objetivos, que precisa levar em conta em sua operação de foto lembrança. É claro que gosto muito também de cabines e espelhos, mas, sobretudo no início de um negócio, a aposta menos arriscada acredito ser a do totem fotográfico. Sempre há mercado para eles, permitem uma operação mais barata, é adequado a qualquer tipo de evento e o investimento inicial é menor. Quando sua empresa se elevar a um porte maior, quando tiver mais nome e for reconhecida como referência em foto lembrança na região em que atua, aí, certamente, um caminho é a variedade de opções ao seu cliente, possibilitando que ele escolha a estrutura mais adequada ao seu sonho e ao seu bolso.